Igreja e cremação - www.crematorium.eu informs about crematoria in Europe- Krematorium.eu- crematorio.eu, find a crematorium

Search
Go to content

Main menu:

Igreja e cremação

Countries > Potugal

Hoje todas as denominações cristãs, incluindo a Igreja Católica Romana, permitem a cremação, tendo sido levantada a sua proibição em 1963 pelo Papa João XXIII.

No actual Catecismo da Igreja Católica podemos ler:
C.85 CREMAÇÃO
§2301 (…)
A Igreja permite a cremação, se esta não manifestar uma posição contrária à fé na ressurreição dos corpos.

A pedido da Câmara Municipal de Lisboa foi elaborado em 1992 o seguinte texto, incluído num folheto sobre a cremação.

A Igreja Católica aceita hoje a cremação dos corpos, inclusivamente dos cristãos, como claramente se diz no Código de Direito Canónico: ” A Igreja recomenda vivamente que se conserve o piedoso costume de sepultar os corpos dos defuntos; mas não proíbe a cremação, a não ser que tenha sido preferida por razões contrárias à doutrina cristã.” (Cân. 1176, § 3).
A explicação para a posição contrária anos atrás encontra-se ainda expressa no cânone transcrito: a intenção manifesta, por vezes deixada em testamento, de se opor à prática da Igreja e à fé na ressurreição; caso isso se verifique ainda hoje, a Igreja não fará exéquias cristãs a quem assim proceder (Cân. 1184, § 1, 2.º).
A verdade, porém, é que são já diferentes os motivos que, também no Ocidente, levam bastantes católicos a desejar a cremação do seu corpo. Em diversos países do Oriente essa é a tradição cultural; a Igreja aceita-a, lá e cá, desde que tudo se faça num grande respeito pelo corpo humano.
Quanto à fé na ressurreição, seria ridículo pensar que a cremação lhe levanta dificuldades: para nos dar um corpo ressuscitado, Deus não está dependente nem do pó nem das cinzas.

 
Back to content | Back to main menu